Certamente já ouviu falar da importância da VPN (Rede Virtual Privada) num ambiente empresarial. Mas, com tantos profissionais a trabalhar em regime de home office, será que ainda é necessária?

A resposta é sim! Não percebe o porquê? Vai conhecer as razões para esta resposta mais à frente.

Perceba como esta ferramenta oferece proteção para quem está a trabalhar a partir de casa.

VPN: Está a trabalhar em home office? Saiba a importância de contar com esta ferramenta

O trabalho em home office intensificou-se desde o início da pandemia. Entre os muitos impactos dessa transformação, é importante abordar a questão da maior vulnerabilidade das empresas.

Afinal, ao trocar a rede segura da empresa pelas redes domésticas as instituições estão mais vulneráveis. Isto porque os dados e informações corporativas tornam-se mais suscetíveis a malwares e outros ataques virtuais.

Por isso, é muito importante utilizar uma Rede Virtual Privada. Já que esta tecnologia permite utilizar a internet para conectar um grupo de computadores e manter a segurança dos dados que trafegam entre eles.

Imagine que durante o seu horário de trabalho em home office está conectado à internet. Vai navegar por sites, fazer download de materiais e enviar documentos por e-mail.

Numa rede doméstica comum, o seu dispositivo pode ser identificado através do número de IP e boa parte dos dados trafegam abertamente. Isto possibilita a intercetação de softwares maliciosos.

Este risco é praticamente nulo com o uso de uma VPN, já que os dados são criptografados, impedindo que sejam facilmente identificados.

Por isso, empresas do mundo todo estão a descobrir como tirar proveito desta ferramenta para aumentar a segurança de dados e do trabalho em home office. De seguida, listamos os principais benefícios da rede privada empresarial.

1 – Segurança da informação

Esta é certamente a principal vantagem para uma empresa que utiliza esta ferramenta. O aumento da segurança da informação aumenta drasticamente.

Torna-se especialmente necessário quando é preciso passar dados sigilosos entre os colaboradores que trabalham remotamente e precisam de aceder a dados na rede local.

2 – Redução de custos

Disponibilizar uma conexão VPN na sua empresa exige um investimento muito pequeno. Principalmente se comparar com os prejuízos que pode ter numa situação de ataque cibernético.

Os danos e perdas de um vazamento de dados sigilosos compromete significativamente a imagem da empresa. Por isso, ter esta ferramenta é sinónimo de redução de custos.

3 – Aumento da produtividade

O home office trouxe inúmeros benefícios aos colaboradores, como flexibilidade e maior conforto. Contudo, também é verdade que há uma maior pressão relacionada à responsabilidade na execução de tarefas.

Porém, com uma VPN, os funcionários de uma empresa podem trabalhar com mais tranquilidade, sem ter que se preocupar com tantas questões de segurança.

Isso permite que fiquem focados apenas no que realmente interessa e aumenta a produtividade da empresa.

4 – Desbloqueio de sites

Outra grande vantagem desta ferramenta é a possibilidade de desbloquear serviços e páginas que apresentam limitações geográficas.

Isso é possível porque com a rede privada o endereço de IP é “mascarado”. Isto impede a localização geográfica da máquina e permite o acesso a qualquer site ou plataforma.

Esta funcionalidade pode ser especialmente vantajosa para quando algum colaborador está em viagem fora do país.

5 – Mobilidade

Por fim, com uma VPN empresarial é possível disponibilizar o acesso seguro ao recurso da rede interna. Incluindo documentos ou softwares, para qualquer funcionário em qualquer lugar do mundo.

Esta mobilidade só confirma as vantagens listadas como segurança, redução de custos com deslocamento e aumento de produtividade.

Não conte com a sorte. Invista numa VPN e garanta a navegação segura dos dados mesmo quando os colaboradores trabalham em home office.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.