7 aspetos que deve ter em consideração ao criar uma loja online

A pandemia fez com que muitos negócios tivessem que se reinventar, foi preciso usar a criatividade para reduzir os impactos e manter as vendas neste período. Uma das apostas das pequenas, médias e grandes empresas foi a loja online.

Esta passou a ser a melhor opção para quem administra qualquer negócio. Isso porque, com o isolamento social, os clientes de vários estabelecimentos desapareceram das lojas físicas.

Com isto em mente, reunimos os 7 principais aspetos a considerar para que o seu comércio online tenha ainda mais sucesso!

Loja online: 7 dicas para começar o planeamento

O comércio eletrónico apresenta uma excelente perspetiva para quem quer começar a vender online.

As vendas pela internet aumentaram de forma significativa, portanto investir numa loja online é uma excelente aposta. Porém, é preciso planeamento e organização para que tudo corra bem.

Preparamos uma lista completa com 7 dicas que serão infalíveis para o sucesso da sua loja online!

1 – Muito cuidado com o planeamento

O passo inicial é um dos mais importantes porque se não for feito com cuidado pode afetar seriamente ações futuras. Basicamente, deve fazer três perguntas básicas:

  • O que vai vender?
  • Para quem vai vender?
  • De quem vai comprar?

A partir daí começa a traçar qual nicho de mercado pretende seguir, quem é o público-alvo do produto e onde irá conseguir fornecedores. Apesar de ser muito básico, é essencial em qualquer tipo de comércio.

2 – O registo do domínio

Registar um domínio também é muito importante. É nesse momento que vai criar o endereço do site na internet. Realizar este processo é relativamente fácil e rápido.

Deve ser criativo e pensar em algo que seja novo e autêntico. Escolha palavras simples, que sejam fáceis de memorizar, para que o utilizador tenha facilidade em encontrar a sua loja online.

Também é importante que o nome tenha uma relação direta com o produto que vai vender. Este fator simples permite que o consumidor identifique rapidamente que tipo de serviço oferece.

3 – Procure informações sobre tecnologias e plataformas

É importante conhecer as plataformas e tecnologias disponíveis para a atuação no mundo digital e verificar qual melhor se encaixa no seu modelo de negócio.

Quem decide empreender neste meio pode optar por uma plataforma própria ou alugar uma pré-existente. Porém, deve conhecer como funcionam as funções de cada uma delas antes de investir.

Infelizmente, não é possível definir qual é a melhor plataforma já que cada negócio tem as suas particularidades e necessidades.

Por exemplo, uma empresa grande precisa de uma plataforma mais completa, já uma empresa menor poderá escolher uma plataforma com menos recursos.

4 – Reforce a política de segurança  

Ter uma política de segurança é muito importante para transmitir credibilidade aos clientes. Deixe claro aos utilizadores que a loja online adota medidas para proteger as informações de pagamento.

Utilize servidores seguros com SSL e seja transparente com os consumidores. Quanto mais informações fornecer, melhor. Assim transmite a confiança que os clientes precisam para compartilharem dados sensíveis.

5 – Tenha um canal de audiência

Um canal de audiência é o meio pelo qual irá encontrar, atender e interagir com os potenciais clientes.

Uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, por exemplo, são canais de audiência. Pode não vender os produtos através destes canais, mas são de extrema importância para que potenciais clientes passem a conhecê-lo.

6 – Invista numa estratégia de marketing

Somente criar uma loja online não basta para que os utilizadores encontrem o seu negócio e comecem a comprar. Para ir da criação à venda, é preciso ter uma estratégia de marketing digital.

O primeiro passo para que essas ações tenham bons resultados são:

  • Ter boas descrições de produtos
  • Criar conteúdos para conseguir ter uma posição de destaque nos motores de pesquisa

7 – Avalie resultados

Não se esqueça de medir os resultados das vendas, pois só assim será capaz de perceber o que está a funcionar e o que precisa de ser melhorado.

As métricas são essenciais para traçar estratégias de gestão e eventualmente expandir o negócio.

Criar uma loja online pode ser mais fácil do que uma loja física. Contudo, ainda assim é preciso muito planeamento e dedicação para que os resultados sejam positivos e o comércio virtual tenha sucesso.

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