Será que o seu negócio online está protegido?

Atualmente, todas as empresas utilizam a internet como recurso estratégico para trabalhar e expandir um negócio online. O uso massivo da tecnologia possibilitou oportunidades a muitos trabalhadores independentes.

Apesar de tanta evolução, a segurança de dados ainda é um dos assuntos que mais preocupa quem gere uma empresa virtual. Por isso, estar protegido é fundamental para garantir a continuidade e segurança dos projetos.

Neste sentido, quais são as medidas de segurança essenciais para manter os dados da sua empresa e dos seus clientes sempre protegidos na internet? É sobre isso que vamos falar no artigo. Não perca!

Negócio online: 5 dicas de segurança na internet para proteger o seu projeto

A tecnologia tem evoluído constantemente, o que faz com que empresas que atuam online aumentem significativamente a produtividade e se tornem mais competitivas no mercado.

Entretanto, ao mesmo tempo que ocorre essa modernização, os riscos de segurança ainda são muito elevados. Isto exige que as empresas tomem providências para proteger informações confidenciais do negócio e dos clientes.

Prevenir-se contra os ciberataques é essencial para evitar prejuízos e transtornos. Além de dar mais credibilidade aos utilizadores que acedem e disponibilizam os seus dados.

A seguir apresentamos 5 dicas essenciais para manter máquinas e sistemas sempre protegidos.

1 – Mantenha o antivírus sempre atualizado

Essa é uma medida elementar, mas ainda negligenciada por alguns. É fundamental que cada dispositivo tenha um antivírus atualizado como uma camada complementar de segurança do ambiente virtual.

Se possui um negócio pequeno e não tem muito dinheiro para investir, saiba que existem opções gratuitas com níveis de eficiência satisfatórios. O importante é nunca deixar os computadores sem esta proteção básica.

2 – Mantenha os programas atualizados

Além do antivírus, os programas e outros softwares que utiliza para a gestão do negócio online devem estar sempre atualizados.

As atualizações com versões mais recentes ajudam a garantir maior proteção. Isto acontece porque as versões antigas podem deixar os computadores vulneráveis em relação a ataques virtuais e instalação de vírus mais modernos.

3 – Estabeleça uma política de segurança da informação

Independentemente do porte da empresa, é imprescindível que elabore uma política de segurança da informação com diretrizes para orientar todos os seus colaboradores.

É preciso criar regras de utilização da internet, instalação de programas nos computadores, utilização de smartphones e equipamentos pessoais.

Negócios de maior complexidade devem considerar a contratação de uma consultoria especializada para alinhar as regras e diretrizes desta política. Também devem avaliar a infraestrutura necessária para suportá-la.

4 – Proteja as informações de sistemas financeiros

Esta dica é especialmente relevante para gestores, pois é onde a maioria dos ataques cibernéticos são direcionados.

É importante que o acesso aos dados e sistemas financeiros do negócio online seja restrito. Caso os assuntos financeiros sejam delegados a um colaborador específico, garanta que está bem treinado para operar este tipo de informação.

5 – Faça backup de todos os dados relevantes do seu negócio

Fazer cópias de segurança também é uma medida importante para proteger dados relevantes da empresa. Informações de clientes ou do setor financeiro, e até mesmo em relação a produtos e serviços devem ter um backup diário.

Feitas as cópias de segurança, é interessante que sejam armazenadas em pelo menos dois locais diferentes.

Para o restante dos dados e informações, um backup semanal é suficiente para garantir a recuperação em caso de perdas.

As dicas de segurança online são válidas para todas as empresas que possuem serviços na internet, independentemente do porte ou setor de atuação. Já garantiu a proteção do seu negócio online? Se a resposta for não entre em contacto connosco!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.