7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

Com a disseminação da Covid-19 o que se viu foi a migração de diversos negócios para o universo digital, dando-se o boom das lojas online.

Ao mesmo tempo, o que observámos foi que os consumidores passaram a fazer cada vez mais compras pela internet.

Por isso, é normal que o interesse em abrir a própria loja virtual tenha crescido. E mesmo que não seja necessário grande investimento no comércio eletrónico, a verdade é que deve ter um planeamento e uma estratégia bem definidos para se destacar no universo das lojas online.

Lojas online: Dicas essenciais para criar um negócio de sucesso na web

A aparente facilidade com que se vende pela internet tem atraído diversos negócios, tanto os que possuem lojas físicas como aqueles que apostam, essencialmente, na web.

Mas antes de se deixar levar pelo entusiasmo, é preciso lembrar que, assim como no comércio físico, o comércio eletrónico também exige planeamento, estudo de mercado e investimento, tanto de tempo como de dinheiro e esforços.

Ao desenvolver uma loja virtual, tem de ter atenção a aspetos que fazem diferença no momento da venda.

Além de ter um site com design atrativo, oferecer uma navegação fluída, intuitiva e responsiva, é também necessário preocupar-se com detalhes que impactam a experiência de compra do consumidor.

Por isso, separámos 7 critérios essenciais que todas as lojas online devem cumprir para potencializarem as suas vendas. Continue a ler!

Atenção aos nichos ao decidir que produtos vender

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões, em que o proprietário da loja online agarra uma oportunidade que não foi percecionada por mais ninguém, no que toca a determinado nicho.

Por isso, não tente vender de tudo na internet. Aumente a sua taxa de conversão tornando-se referência num nicho e vendendo produtos relacionados. Nunca subestime o poder do nicho!

Pesquise a sua concorrência a fundo

Antes de iniciar um negócio online, investigue atentamente a sua concorrência. Faça uma pesquisa na Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que o seu público-alvo, provavelmente, usará, para perceber os tipos de produtos ou serviços que pretende vender online.

Observe o que seus concorrentes fazem e que gera sucesso, de modo a perceber se há uma abertura para fazer algo melhor ou de que forma pode integrar estes conceitos de uma forma única ou diferente para atrair os consumidores.

Organize a operação da sua loja online

Este é um ponto importante para garantir o sucesso do seu negócio. Organize como se dará o dia a dia da sua empresa.

Por exemplo, que meios de pagamento e de entrega adotará e quais serão os seus prazos.

Também é fundamental definir quem irá atender o cliente e despachar as encomendas. As funções devem estar decididas antes de a loja virtual iniciar a sua atividade.

Defina a sua política de devolução

Este fator deve estar bem claro, detalhado e ser algo prático, para que, se tiver a experiência de devolução, os seus clientes possam facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os critérios para que a devolução seja aceite.

Reforce a sua política de segurança

A política de segurança deve explicar o que seu negócio faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do cliente.

Por isso, esteja presente em servidores seguros com certificados SSL. Quanto mais informações puder fornecer, melhor para a confiança dos seus clientes.

Garanta que a sua loja online tenha boas fotos dos produtos

Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Por isso, os seus produtos devem ter fotos de qualidade.

Existem muitos recursos para aprender a tirar as melhores fotos dos produtos, para que estes se tornem ainda mais atrativos para os consumidores.

Aposte na descrição dos seus produtos

As descrições genéricas não são o suficiente e usar as que todas as pessoas, que vendem o mesmo produto que o seu, usam nem sequer deve ser uma opção.

São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o potencial cliente perceba que precisa, quer e deve ter esse produto!

Agora que já tem uma visão geral sobre os principais critérios para abrir uma loja online, está na hora de colocar a mão na massa e garantir a presença do seu negócio no ambiente digital.

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