7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

Com a disseminação do Coronavírus em 2019, o que se viu foi a migração de diversos negócios para o universo digital. E assim se deu o boom das lojas online.

Ao mesmo tempo, observámos que os consumidores passaram a fazer cada vez mais compras pela internet.

Por isso, é normal que o interesse em abrir uma loja virtual tenha crescido.

E mesmo que não seja necessário grande investimento no comércio eletrónico, a verdade é que deve ter um planeamento e uma estratégia bem definidos. Só assim, conseguirá destacar-se no universo das lojas online.

Dito isso, separamos algumas recomendações valiosas para si. Boa leitura!

loja online

Lojas online: Estratégias essenciais para criar um negócio de sucesso na web

A aparente facilidade com que se vende pela internet tem atraído diversos negócios. Tanto os que possuem lojas físicas como aqueles que apostam, essencialmente, na web.

Mas antes de se deixar levar pelo entusiasmo, é preciso lembrar que, assim como no comércio físico, o comércio eletrónico exige planeamento, e não só! Há também a necessidade de um estudo de mercado e investimento, além de tempo, dinheiro e esforços.

Empreendedores que desenvolvem lojas online, devem estar atentos a aspetos que fazem a diferença no momento da venda.

Além de ter um site com um design atrativo, deve oferecer uma navegação fluída, intuitiva e responsiva. Também é necessário preocupar-se com detalhes que impactam a experiência de compra do consumidor.

Para o ajudar, separámos 7 critérios essenciais que todas as lojas online devem cumprir para potencializar as suas vendas.

1 – Atenção aos nichos ao decidir que produtos vai vender

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões. Ou seja, o proprietário da loja online agarra uma oportunidade que não foi percepcionada por mais ninguém, especialmente no que toca a determinado nicho.

Por isso, não tente vender de tudo na internet. Aumente a sua taxa de conversão tornando-se referência num nicho e vendendo produtos relacionados.

Nunca subestime o poder do nicho! Esse é um diferencial das lojas online bem-sucedidas.

2 – Pesquise a sua concorrência a fundo

Antes de iniciar um negócio online, investigue atentamente a sua concorrência.

Faça uma pesquisa na Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que o seu público-alvo, provavelmente, utilizará. Assim, perceberá os tipos de produtos ou serviços que pretende vender online.

Observe o que seus concorrentes fazem e que gera sucesso, de forma a perceber se há uma abertura para fazer algo melhor. Ou, também, como pode integrar estes conceitos de uma forma única ou diferente para atrair os consumidores.

3 – Organize a operação da sua loja online

Este é um ponto bastante importante, que garante o sucesso das lojas online. Organize como será o dia a dia da sua empresa.

Por exemplo, que formas de pagamento e de entrega adotará e quais serão os seus prazos.

Também é fundamental definir quem irá atender o cliente e despachar as encomendas. As funções devem estar decididas antes de a loja virtual iniciar a sua atividade.

4 – Defina a sua política de devolução

Este ponto deve estar bem claro, detalhado e ser algo prático, caso tenha a experiência da devolução.

Os seus clientes precisam de encontrar facilmente o que fazer e quais são os critérios para que a devolução seja aceite.

5 – Reforce a sua política de segurança

A política de segurança deve explicar o que o seu negócio faz, em detalhe, para proteger as informações de pagamento do cliente.

Por isso, esteja presente em servidores seguros com certificados SSL. Quanto mais informações puder fornecer, melhor para a confiança dos seus clientes.

6 – Garanta que a sua loja online tem boas fotografias dos produtos

Quando se trata de vender na web através de lojas online, os detalhes visuais fazem toda a diferença. Por isso, os seus produtos devem ter fotografias de qualidade.

Nesse sentido, existem vários recursos para aprender a tirar as melhores fotografias de produto. Assim, estes poderão tornar-se ainda mais atrativos para os consumidores.

7 – Aposte na descrição dos seus produtos

As descrições genéricas não são o suficiente.

Além disso, usar as que todas as pessoas – que vendem o mesmo produto que o seu – usam, nem sequer deve ser uma opção.

São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com bons trocadilhos de marketing. Isso fará com que o potencial cliente perceba que precisa, quer e deve ter esse produto!

Agora que já tem uma visão geral sobre os principais critérios, está na hora de colocar a mão na massa. Chegou o momento de garantir a presença do seu negócio no mundo digital.

Para isso, conte com o apoio dos especialistas da Webtech em lojas online. Estamos prontos para o ajudar no que for preciso!

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