São vários os fatores que levam uma empresa ao sucesso, como a capacidade da equipa, planeamento estratégico, qualidade do produto ou serviço… Porém, o mais importante elemento de união entre estes fatores é a comunicação interna.
Uma empresa sem uma comunicação eficaz, seja internamente ou externamente, dificilmente conseguirá sobreviver durante muito tempo.
Quer saber por que este elemento é essencial para qualquer negócio? Hoje vamos dar 5 motivos para ter uma comunicação com os colaboradores sólida e eficaz na empresa.
Conheça 5 benefícios de uma boa comunicação interna na empresa
A comunicação interna na empresa é um assunto que abrange uma série de aspetos e ações fundamentais. Só assim é possível garantir que a transmissão de mensagens estratégicas é muito mais simples e assertiva.
Portanto, é importante que este processo seja feito com o objetivo de aperfeiçoar a interação com os colaboradores e humanizar as relações de trabalho. Tudo isto deve ser feito para criar laços saudáveis entre gestores, trabalhadores e a companhia.
Conheça a partir de agora alguns dos principais benefícios de investir neste tipo de comunicação.
1 – Aumenta a motivação
Colaboradores que se sentem confortáveis no ambiente de trabalho são aqueles que também ficam mais motivados com os objetivos da empresa.
Para isso, é preciso criar uma relação de transparência e proximidade entre todos os setores da organização e isso pode ser obtido através da comunicação interna.
Os resultados são percebidos na melhoria dos resultados que cada colaborador consegue proporcionar ao negócio.
2 – Aproxima os colaboradores
Independentemente do porte da empresa, uma comunicação bem feita impacta todos e integra diferentes equipas.
É importante priorizar uma atmosfera amistosa entre os colaboradores. Isto é crucial para evitar distinções de tratamento e fornecer informações a todos que dizem respeito ao andamento do negócio de forma igual.
3 – Fortalece a cultura organizacional
O fortalecimento da cultura organizacional é um dos benefícios obtidos quando a comunicação interna é uma das prioridades da empresa.
Isso porque se torna mais fácil difundir os valores e normas que constituem a cultura corporativa.
Dessa forma, é possível reforçar hábitos e comportamentos favoráveis às políticas e ao código moral da companhia.
Além disso, a comunicação eficaz também colabora para a criação de um clima mais participativo, fomentando o espírito de equipa.
4 – Alinha os propósitos
A falta de propósito ou direcionamento dos colaboradores é um dos grandes problemas que afetam as empresas.
Desconhecer ou não entender os objetivos, tampouco as finalidades das atividades executadas, pode levar à desmotivação dos profissionais e à queda na produtividade.
Uma empresa capaz de transmitir os objetivos e valores de forma transparente terá colaboradores mais alinhados aos propósitos do negócio e também mais integrados aos seus processos.
5 – Ajuda na retenção de talentos
Quanto mais em sintonia estiverem os propósitos da empresa e dos colaboradores, mais aumenta a vontade de continuarem a caminhar juntos.
Por isso, este tipo de comunicação é essencial para a retenção de talentos. Pode mesmo tornar-se numa área estratégica da empresa enquanto atua em colaboração com o departamento de Recursos Humanos.
Um negócio que organiza de maneira adequada e é transparente com os colaboradores tornasse um local mais agradável e interessante para trabalhar.
Os funcionários sentem-se mais valorizados, reforçando o sentimento de pertença às suas equipas de trabalho e à organização. Deste modo, um talento dificilmente deixará a empresa.
Tudo isso irá culminar em resultados financeiros positivos, uma vez que metas e objetivos serão alcançados pelo aumento da produtividade.
Eleve também os resultados da sua empresa ao investir na comunicação interna!