Como as soluções cloud podem facilitar a rotina de trabalho

A informatização de processos contribui para uma constante melhoria de sistemas que facilitam a rotina da empresa. Um dos principais são as soluções cloud.

São cada vez mais integradas no dia-a-dia de empresas, alcançando popularidade graças às vantagens que oferecem, tornando as operações mais eficientes e práticas.

Quer saber como este recurso pode facilitar a rotina de trabalho? Então saiba tudo já a seguir!

Soluções cloud: A inovação que permite otimizar recursos e agilizar processos

As soluções cloud fazem referência a uma ferramenta bastante conhecida e utilizada, a nuvem. Somos capazes de armazenar dados e arquivos que podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Estas soluções funcionam basicamente com o mesmo princípio, mas são mais direcionadas para as empresas. Trata-se de um sistema de computação, em que dados e recursos de TI são disponibilizados ao utilizador através da internet.

Em termos simples, funciona através de um servidor remoto que armazena dados, programas e aplicações, centralizando recursos e conectando dispositivos.

Este sistema permite maior controlo sobre os recursos computacionais, já que possibilita o acesso aos recursos e aplicações de forma remota e virtual, sem a necessidade de tê-los fisicamente.

Mas, como tudo isso pode facilitar a rotina de trabalho? Explicamos-lhe de seguida.

1 – Maior produtividade da equipa nas tarefas

Com toda a equipa a utilizar os mesmos programas no mesmo ambiente, a curva de aprendizagem para atingir total eficiência torna-se menos acentuada.

Essa maior integração reflete-se inclusive em novos colaboradores, que terão um auxílio mais acessível a informações e processos mais estruturados.

Uma equipa mais eficiente faz com que as atividades sejam concluídas com maior rapidez, o que é benéfico tanto para os colaboradores como para a empresa.

2 – Disponibilidade em alto nível

A chance de as soluções cloud não estarem acessíveis a todo o instante é praticamente nula. O mesmo não é garantido numa empresa que possui ambiente próprio, sendo comum ocorrer a indisponibilidade dos serviços, o que prejudica as operações.

Adotar o cloud computing irá possibilitar o acesso constante a informações, sejam simples ou complexas, o que é fundamental para otimizar a rotina de trabalho.

3 – Manutenção das informações com maior segurança

Os prejuízos resultantes da perda ou do roubo de informações confidenciais podem chegar a níveis extremos.

São muitos os exemplos de empresas que tiveram dados de clientes vazados e, com isso, perderam muito valor da sua imagem perante o público.

Trabalhar com o cloud computing certamente garante mais segurança digital. Isto porque os provedores investem em sistemas de proteção e mão de obra especializada para evitar crises.

É claro que não existe um ambiente virtual 100% seguro, mas certamente na nuvem é onde se encontra a segurança mais eficiente para armazenar informações.

4 – Recursos mais gerenciáveis

Ainda é relativamente comum encontrar empresas que possuem data centers próprios. Muitas vezes funcionam com hardware e software ultrapassados e equipamentos com cabos e roteadores desatualizados.

Nada disso é necessário com as soluções cloud. Permitem controlar os serviços que realmente são necessários para o momento da empresa e estimar ganhos e perdas com as mudanças antes mesmo de realizá-las.

A tomada de decisão dos rumos do negócio torna-se mais precisa, o que traz um impacto positivo, às vezes até de forma imediata nos processos diários da empresa.

Automatizar processos que consomem muitos recursos, é uma das vantagens que tornam as soluções cloud os melhores recursos para quem deseja otimizar a rotina de trabalho.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.