Desde a popularização da internet, a tecnologia não para de evoluir e assumir um papel cada vez mais importante no nosso dia a dia.
É fácil perceber as transformações que a era tecnológica trouxe ao nosso quotidiano. Contudo, qual será o seu impacto nas empresas?
É claro que toda essa revolução também influencia o setor empresarial, de maneira que as organizações hoje conseguem implementar diversas melhorias nos processos e resultados.
No artigo de hoje explicamos o impacto que a tecnologia provocou no setor empresarial.
Conheça os principais impactos da tecnologia no setor empresarial
As transformações tecnológicas sempre foram de grande importância para a evolução do mercado.
Desde a Revolução Industrial que novos métodos e processos são apresentados, e ao longo do tempo tornam-se cada vez mais comuns.
Atualmente, na Era Digital, é essencial que as empresas se atualizem constantemente. Afinal, os seus concorrentes estão sempre à procura de novas maneiras de se destacarem.
Neste sentido, podemos referir algumas das transformações mais relevantes que a tecnologia proporcionou às empresas.
1.1 Mais eficiência na gestão
Seja na gestão financeira, de pessoas, stocks ou outros setores da empresa, a tecnologia contribui para o aperfeiçoamento destes processos.
A comunicação interna torna-se mais eficaz, reduzindo o ruído empresarial. Ao mesmo tempo, evita desgastes para a equipa e os clientes.
Além disso, as mudanças tecnológicas nas empresas e as ferramentas gerenciais disponíveis atualmente permitem acompanhamento e controlo mais precisos em praticamente todos os aspetos do funcionamento da empresa.
1.2 Redução de custos
Com uma gestão mais eficiente, as empresas podem identificar de forma mais rápida e simples os gastos desnecessários.
Da mesma maneira, a evolução tecnológica nas empresas permite acompanhar o retorno dos investimentos financeiros, em marketing, contratações, entre outros.
Esse acompanhamento possibilita orientar melhor a aplicação do capital da empresa, evitando prejuízos.
Por fim, ao optar por utilizar tecnologia nas empresas, especialmente a computação em nuvem, é possível reduzir ainda mais os custos, especialmente com manutenção de TI.
1.3 Agilidade no contacto com clientes e fornecedores
A quebra de barreiras na comunicação é, sem dúvida, um dos fatores mais relevantes proporcionados pelos tecnologia, seja no âmbito pessoal ou empresarial.
Atualmente, para além das formas convencionais de contato, já é possível contactar clientes e fornecedores através de aplicações de comunicação em tempo real.
Tudo isso garante maior rapidez na comunicação e um melhor impacto da tecnologia nas empresas.
1.4 Maior projeção no mercado
Qual o impacto da revolução digital na gestão organizacional? A internet abriu uma oportunidade para as empresas nunca antes vista: alcançar o mundo todo, de forma simples e descomplicada.
As novas soluções de marketing digital têm um impacto crescente na captação de novos leads para as companhias, tornando-se uma solução concreta para o crescimento e projeção de uma marca no mercado.
2 – O que esperar para o futuro
As mudanças proporcionadas pela tecnologia certamente impactam a indústria de forma interessante.
O uso de realidade virtual e aumentada, SaaS e gadgets tornou-se cada vez mais comum.
Essas tecnologias simplificam os processos e trazem resultados ainda mais qualificados para as organizações.
Há ainda empreendedores que procuram desenvolver aplicações para criar as suas próprias soluções, exclusivas para a necessidades do negócio.
A preocupação com a automatização de serviços permite a especialização de funcionários. E não só. Permite a criação de cargos que focam no crescimento digital e no desenvolvimento de novas estratégias.
Com isso, todas as empresas podem ter atuação global, mesmo sem ter uma sede.
Por tudo isso, neste momento, podemos afirmar que a tecnologia se encontra num patamar que já consideramos o futuro.
Porém, a evolução da tecnologia não possui limites. Basta observar as transformações significativas nos últimos 20 anos.
Portanto, as empresas devem continuar a manter-se atualizadas tecnologicamente, e acompanhar as novas promessas que devem melhorar ainda mais os resultados das organizações.