5 dicas para manter os seus dados empresariais sempre seguros

O acesso indevido a dados empresariais é um assunto muito delicado. Isso porque tais ocorrências podem trazer graves prejuízos a uma organização. Portanto, é importante considerar estratégias preventivas para manter as informações da empresa seguras.

Nesse sentido, a segurança dos dados torna-se um aspeto cada vez mais importante dentro do mundo corporativo integrado pela internet.

Ainda não adotou políticas de segurança digital na sua empresa? Então vai conhecer 5 dicas simples, mas que farão toda a diferença para a proteção do seu negócio.

Dados empresariais: Conheça 5 dicas valiosas para manter a segurança

Os dados empresariais são de extrema importância porque costumam conter informações sensíveis de clientes ou planeamentos estratégicos relacionados à expansão e gestão da empresa.

Ter estes dados e informações roubados num ataque virtual, além de comprometer as operações da empresa, prejudica a imagem e credibilidade.

Para evitar estes acontecimentos, qualquer empresa deve adotar medidas de segurança, que devem ser pautadas em três pilares básicos:

a) Confidencialidade: Visa garantir que informações sigilosas podem ser somente acedidas por pessoas expressamente autorizadas dentro de uma empresa

b) Integridade: Está relacionada com a manutenção das informações nos seus formatos originais. Ou seja, visa garantir a manipulação dos dados

c) Disponibilidade: Deve permitir que a informação esteja sempre disponível para acesso legítimo. Ou seja, pelos proprietários da informação ou pessoas autorizadas por eles

Dito isto, conheça agora 5 dicas de segurança, para evitar a invasão e o vazamento de dados empresariais da sua empresa.

1 – Utilize a criptografia de dados

A criptografia é uma espécie de barreira virtual, que submete os dados a chaves de codificação e decodificação.

Este sistema pode ser utilizado pelos emissores e recetores de mensagens no sistema da empresa. Faz com que tais informações, mesmo que sejam intercetadas no meio do caminho, só possam ser lidas pelos utilizadores legalmente envolvidos.

2 – Utilize uma Virtual Private Network (VPN)

A VPN consiste num canal privado de dados que aumenta consideravelmente a segurança no acesso às informações.

Numa rede comum, o seu dispositivo pode ser identificado através do número de IP. Ou seja, boa parte dos seus dados trafegam abertamente, o que possibilita a intercetação de softwares maliciosos.

Este risco é praticamente nulo com o uso de uma VPN, já que os dados são criptografados, impedindo que sejam facilmente identificados.

Isso significa que as fontes de informação só fornecem os dados empresariais a quem estiver devidamente autenticado na rede.

3 – Aposte em assinaturas digitais

As assinaturas digitais ganham cada vez mais importância. São um interessante reforço de segurança em relação à autenticidade de acessos no sistema da empresa.

Funcionam através da validação dos utilizadores ao assinarem um determinado documento. Isso garante que quem realmente atestou algum documento foi a pessoa responsável.

4 – Implementar o controlo de acesso

Implementar o controlo de acesso é uma boa iniciativa para a segurança dos dados empresariais, já que combinam barreiras físicas e lógicas ao mesmo tempo.

Para isso, deve criar um sistema que permita efetuar o acesso a espaços restritos apenas com identificação eletrónica ou, até mesmo, biométrica. Isso garante que apenas funcionários devidamente autorizados podem aceder a determinados espaços.

5 – Orientação dos colaboradores

É importante que toda a equipa esteja comprometida com a segurança dos dados da empresa. Todos devem adotar todas as medidas de proteção necessárias durante a execução das suas atividades.

Neste sentido, é fundamental trabalhar a conscientização dos colaboradores sobre as normas e políticas internas a respeito da segurança dos dados.

Invista em treinos periódicos e faça campanhas para explicar as ações básicas de segurança que devem ser seguidas. Como por exemplo, o uso de senhas fortes, manter softwares atualizados e a realização de backups regulares.

A perda de dados empresariais é um assunto que deve ser tratado com seriedade. Adote estas medidas de segurança e não permita que a reputação da sua empresa seja comprometida.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.