Assinatura digital: é ou não imprescindível para si?

Ter uma assinatura digital pode proporcionar muitos benefícios, tanto para particulares como para empresas. Isso porque pode ser utilizada para autenticar documentos de forma rápida e segura, sem a necessidade de papel e caneta.

Com os processos nos mais diversos setores a migrar para o mundo virtual, foi essencial a criação desta assinatura. Existem diversas ocasiões em que pode ser utilizada, como por exemplo, transações legais ou comerciais, e até mesmo assinar documentos oficiais do governo.

Em Portugal já é possível assinar digitalmente através do cartão cidadão. Percebe como esta tecnologia pode auxiliá-lo no dia-a-dia? Continue a leitura e fique a perceber como funciona e quais as vantagens de ter esta ferramenta.

Assinatura digital: é ou não imprescindível para si?

Podemos definir como uma ferramenta que comprova a identidade de quem a utiliza na internet. Ou seja, a assinatura garante que o emissor de determinado documento digital é realmente a pessoa que afirma ser.

Muitos ainda têm receio de fazer e utilizar a assinatura digital por questões de segurança. Mas como o recurso funciona através de criptografia, é totalmente seguro.

A criptografia é capaz de desconstruir uma informação devido à criação de um código. O código é ilegível para outras pessoas que não estão envolvidas no processo de autenticação do certificado digital.

Por isso, sempre que alguém cria esta assinatura com uma autoridade certificadora recebe um certificado digital. Este certificado contém a assinatura em código, bem como uma chave privada.

Este tipo de tecnologia já é tão avançada que podemos dizer que é mais seguro confiar no modelo digital do que nos traços do próprio pulso para assinar documentos.

Ainda não está convencido de que vale a pena utilizar este meio de autenticação? Então conheça a seguir 6 benefícios proporcionados a quem utiliza a assinatura digital.

1 – Redução de custos

No âmbito empresarial, a assinatura é sinónimo de poupança.

Isso porque os custos podem ser reduzidos consideravelmente ao diminuir a impressão de papel. Além de ter menos gastos com a manutenção de um espaço físico para armazenamento de documentos.

2 – Mais agilidade nos processos

Com esta ferramenta não precisa de se deslocar para autenticar documentos. A identificação é feita de forma imediata, através de diversos dispositivos móveis como smartphones, tablets e computadores.

Dessa forma é possível agilizar diversos processos, uma vez que questões burocráticas são resolvidas em poucos minutos.

3 – Mais segurança

Já falamos sobre este tópico, mas é importante reforçar. A assinatura digital é um método seguro e o mais recomendado para evitar possíveis fraudes de identificação.

Os documentos emitidos com este tipo de assinatura são dotados de autenticidade, integridade e possuem a garantia de uma infraestrutura tecnológica de última geração.

4 – Sustentabilidade

Este é um ponto muito importante atualmente. A digitalização de processos, além de otimizar o funcionamento de empresas e órgãos públicos, é uma maneira de melhorar também a sustentabilidade.

O uso contribui positivamente para o meio ambiente, com a menor necessidade de papéis que inevitavelmente acabariam na natureza.

5 – Eficiência no fluxo de trabalho

Ainda relativamente ao ambiente corporativo, as assinaturas digitais são ideais para proporcionar mais eficiência na qualidade do fluxo de trabalho. Permitem menos esforço para gerir e rastrear os documentos, o que vai otimizar o tempo.

6 – Maior praticidade

Quer simplificar a sua rotina? Com esta ferramenta isso é possível. Desde documentos até contratos podem ser assinados de forma simples e praticamente em tempo real, proporcionando uma grande poupança de tempo.

Experimente adotar a assinatura digital no seu dia-a-dia e beneficie de todas as vantagens que listamos acima!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.