Com o cenário empresarial cada vez mais conectado e tecnológico, a segurança nas IT passou a ter um papel ainda mais fundamental nas estratégias de um negócio.

Não importa qual o setor do seu negócio, a cibersegurança é fundamental para a segurança de todos os seus dados.

Com a chegada de novas tecnologias e com a sua implementação gradual, este setor ganhou ainda mais destaque e importância. Isto porque não se limitou às melhorias de performance, mas também atuou na defesa de sites, aplicações e partilha de dados.

Sabia que um estudo liderado pela empresa Kepios revelou que em menos de 10 anos a quantidade de utilizadores na internet, a nível mundial, duplicou? Na realidade ultrapassou o dobro, dado que passou de 2,18 bilhões para 4,95 bilhões, no início de 2022.

Em comparação com o ano anterior, o ano de 2021 obteve um crescimento de 4,0%, atingindo 62,5% da população mundial. Ainda, estima-se que a média de utilização seja de 6 horas e 58 minutos, com maior acesso através de dispositivos móveis, com uma percentagem de 92,1%.

Estes dados vêm confirmar, ainda mais, a necessidade crescente de se investir na segurança de IT.

IT: 5 tendências de segurança para 2022

Proteger os dados é essencial!

E em 2022, este movimento tornar-se-á mais sólido, com mais estratégias, plataformas e ferramentas que ajudem o processo. Saiba mais de seguida!

Reforço nas estratégias de IT

Reforçar as estratégias de segurança da informação é uma das tendências de proteção de dados em 2022, devido ao processo de transformação digital que acompanhamos.

Desde 2020, o cenário da pandemia levou diversas empresas a adaptarem os seus colaboradores ao contexto de trabalho remoto, ficando cada vez mais vulneráveis a ataques.

Neste ano o home office tem-se mantido, mesmo que híbrido. Então, a cibersegurança continua focada na proteção dos dados das organizações, através de estratégias eficazes, como a proteção de ransomwares, por exemplo.

Crescimento da proteção de endpoint

Quando falamos de Endpoint Security, consideramos todos os dispositivos que são usados por utilizadores, podendo ser smartphones, tablets, computadores e outros equipamentos de acesso à internet.

Desta forma, considera-se como um modelo de segurança de proteção destes pontos de acesso, garantindo a defesa contra invasões ou tráfegos mal intencionados.

Ao ser instalado, este método cria regras sobre a administração das permissões, certificando-se de que todos os colaboradores sabem como agir, de acordo com a segurança dos dados da empresa.

Sistema de big data ainda mais seguro

Dado que existem cada vez mais dados a ser guardados a cada ano que passa, a melhoria do uso do big data deve ser uma das prioridades para a segurança de IT neste ano.

Essas recolhas, ao serem analisadas, têm o potencial de se transformarem em informações de alta relevância para as empresas, ajudando-as a tomar decisões importantes e a reduzir custos.

Aumento exponencial do uso da inteligência artificial

A implementação de inteligência artificial automatizou setores, diminuiu diversas cargas de trabalho e deixou os colaboradores mais produtivos. E é exatamente por esses motivos que a IA se tornou um dos grandes focos de investimento nos negócios.

Dado que está presente nos softwares de gestão, algoritmos de redes sociais, e muitos outros pontos de acesso, a ideia é que a mesma se desenvolva para ajudar na proteção de dados, evitando fraudes e desinformações.

Melhorias na capacidade operacional para prevenir ameaças

Um dos maiores desafios dos negócios, segundo um relatório da empresa de consultoria Gartner, é consolidar uma capacidade operacional que gere confiança e uma postura defensiva de resposta rápida a ameaças externas.

Por isso, a visibilidade e a inteligência de ameaças tornam-se uma tendência para a segurança de IT em 2022.

Por fim, podemos afirmar que independentemente do tamanho do seu negócio, é importante que o mesmo esteja preparado para todo este novo cenário.

Se quiser aumentar a segurança dos seus dados, fale connosco. Somos especialistas nas mais diversas soluções de proteção na área de IT!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.