A informatização de processos nos mais diversos segmentos corporativos contribui para a constante melhoria de sistemas que facilitem a rotina da empresa. Neste sentido, temos a computação em nuvem.

Também conhecida como cloud computing, a solução está a ser cada vez mais integrada no dia-a-dia de empresas. A popularidade cresce cada vez mais por tornar as operações mais eficientes e práticas.

Porém, ainda circulam algumas informações equivocadas sobre o tema. Por isso, vamos desvendar os principais mitos e verdades.

Computação em nuvem: Desvendar os principais mitos e verdades

Apesar de o conceito de computação em nuvem ainda criar algumas dúvidas, já está bastante presente no nosso dia-a-dia.

Isso porque praticamente tudo o que consumimos na internet são serviços amparados pela tecnologia cloud.

De maneira simplificada, podemos dizer que o principal objetivo é permitir que os utilizadores tenham acesso aos dados em qualquer lugar do mundo, mesmo que o servidor esteja num país diferente.

Esta “globalização” no acesso faz com que várias pessoas, em lugares diferentes, possam interagir com aquele conteúdo que está na nuvem. Só necessitam de um acesso autenticado e autorizado.

De seguida, reunimos os principais mitos e verdades, para que entenda como o sistema realmente funciona.

1 – Os custos são mais elevados

Mito! Este geralmente é o principal obstáculo que impede que muitas empresas adotem este serviço.

Na verdade, por ser escalável, o sistema otimiza os investimentos e o uso dos recursos de TI. É muito mais económico do que a implementação e manutenção de um sistema interno.

2 – É vantajoso somente para grandes empresas

Mito! Este é um erro consequente da crença de que será necessário um investimento muito elevado para implementar o sistema.

Porém, a infraestrutura de nuvem é flexível e adequada a empresas de todos os tamanhos.

3 – É uma tecnologia muito complexa

Mito! Ao contrário do que muitos acham, a computação em nuvem é simples. As principais soluções do mercado oferecem interfaces gráficas e executam ações com poucos comandos.

Aliás, o sistema é bem mais prático quando comparado às complexas instalações locais de uma empresa.

4 – Proporciona mais segurança

Verdade! Em toda a infraestrutura da nuvem, a segurança é gerida e monitorizada pela empresa fornecedora.

Isso significa que a empresa poderá contar com as melhores soluções de segurança com facilidade e simplicidade.

5 – É uma tendência que chegou para ficar

Verdade! Com o aumento da adoção do regime de teletrabalho, é importante que as empresas estejam preparadas para garantir a infraestrutura necessária aos colaboradores em qualquer lugar.

Por isso, muitas corporações têm adotado esta solução que possibilita que os dados fiquem à disposição em tempo integral.

Isto melhora a produtividade das organizações, pois os processos ficam menos sujeitos a interrupções.

6 – Facilita a Inteligência Artificial

Verdade! Os principais fornecedores de nuvem oferecem ferramentas completas para a criação de soluções de Inteligência Artificial.

Com o uso de APIs (Application Programming Interface), são disponibilizados serviços prontos, facilmente conectados às soluções criadas.

O resultado disso é que este sistema aumenta o impacto do uso da Inteligência Artificial, possibilitando que os desenvolvedores criem aplicações de IA.

Esta nova solução é uma realidade cada vez mais presente em empresas de todos os portes e segmentos.

Agora que desvendamos os principais mitos da computação em nuvem, considere implementá-la no seu negócio e perceba a melhoria nos resultados e gestão como um todo.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.