Já era inegável a importância da proteção de dados e a pandemia só veio reforçar esta necessidade com o drástico aumento de ciberataques.
A segurança das informações torna-se ainda mais vital quando o assunto são as empresas. Infelizmente, são cada vez mais comuns as situações que envolvem negócios que foram alvo de ataques e perderam milhares de informações de clientes, documentos internos, entre outros.
Além de ser um problema que afeta toda a operação, também pode mudar a opinião do cliente em relação ao seu negócio.
Proteção de dados: As consequências de uma segurança que deixa a desejar
O maior problema neste tipo de situações é que grande parte dos gestores não têm a verdadeira noção do quão necessária é esta segurança.
Muitos só dão a devida importância quando já é tarde demais, ou seja, quando já sofreram um ataque.
Os dados em Portugal são extremamente preocupantes. Segundo as estatísticas, cerca de três em cada quatro empresas (77%), verificaram um aumento deste tipo de ataques.
Com a necessidade do trabalho remoto, várias empresas acabaram por contornar medidas de segurança para facilitarem rotinas. Atitudes que podem ter um preço demasiado alto.
Ainda não é dada a devida importância à cibersegurança, pois os orçamentos são baixos e deixam muito a desejar.
Quando uma empresa sofre um ataque a sua reputação é facilmente abalada. Os clientes questionam se os seus dados foram comprometidos e se foram adotadas as medidas de topo.
Portanto, ao não garantir uma boa proteção de dados, as consequências podem ser:
- Danos na reputação da empresa;
- Custos económicos e judiciais;
- Reorganização de toda a equipa;
- Redução de lucros;
- Perda de vendas, negócios e/ou contratos;
- Roubo de informações corporativas, financeiras e/ou dinheiro;
- Interrupção da atividade e de negociações;
- Danos a terceiros (clientes, parceiros…).
4 dicas para evitar os ciberataques na sua empresa
Antes de irmos às dicas é importante esclarecer que, para manter a sua empresa protegida, deve estar sempre a par das novidades do mercado.
Com a necessidade de ter proteções cada vez mais eficazes são, constantemente, desenvolvidas novas soluções para se responder às necessidades de todos os negócios.
Vamos agora às quatro dicas que deve seguir à risca para ter uma boa proteção de dados na sua empresa.
1 – Informe a sua equipa
Todos os seus colaboradores têm de estar a par de todas as medidas que devem adotar para proteger a empresa.
Além disso, devem ser providenciados sistemas que permitam trabalhar de forma 100% segura, incluindo no regime de trabalho remoto.
Poderá ser interessante fazer uma pequena reunião e explicar todos os pontos mais importantes.
2 – Conhecer os tipos de ataques
Estar informado quanto ao tipo de ataques mais comuns é estar um passo à frente. Assim saberá como é feita a invasão e garantirá que a segurança da sua empresa estará assegurada.
Também deve desenvolver planos de resposta e antecipação para conter, remediar e recuperar o mais rápido possível.
3 – Cópias de segurança nunca são demais
Ao ter cópias de todos os documentos não precisará de ceder à chantagem dos invasores. Terá, obviamente, de lidar com alguns danos, mas estará com uma grande vantagem.
Neste ponto torna-se vital comunicar com a sua equipa e explicar-lhes a importância de existirem sempre dois ou três locais com os documentos.
4 – Conheça as proteções do mercado
É importante ver tudo o que o mercado oferece para garantir que terá as melhores proteções.
Na Webtech temos várias opções que poderão ajudar todo o tipo de empresas. Sendo facilmente adaptadas às necessidades do seu negócio.
A proteção de dados deve ser implementada em todos os negócios. Só assim, pode estar preparado para esta era digital que cada vez mais exige proteções de alta qualidade.