A privacidade e a proteção de dados na internet tornou-se um requisito básico para qualquer utilizador, sendo algo indispensável para a segurança de todas as informações contidas na rede.
Na era da internet, esta é uma prática muito importante, pois um estudo realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) revelou que, acedem à internet em todo o mundo, cerca de 4,1 bilhões de pessoas.
Portanto, proteger os dados desses utilizadores é algo vital. Afinal de contas, os prejuízos gerados pela fuga ou roubo de informações são enormes.
Privacidade e proteção de dados na internet: O principal ponto de mudança
Os ataques de 11 de setembro marcaram e mudaram, para sempre, o rumo da sociedade.
Não apenas em relação a medidas de segurança no que toca aos voos, como à internet e aos dados gerados e transmitidos através da mesma.
A vigilância dentro da web foi fortalecida de tal forma que muitos países acabaram por aproveitar este cenário para manter o controlo sobre comunicações internas e externas.
Já nos Estados Unidos, principal alvo, quando houve a descoberta de que a rede mundial de computadores era utilizada como canal de comunicação pelos terroristas, houve uma ação massiva para aumentar a segurança.
Não demorou muito para que o FBI intercetasse nos provedores e-mails identificados como sendo dos terroristas.
A partir desse episódio, a polícia americana foi autorizada a instalar sistemas de gravação e armazenamento de dados transmitidos em qualquer provedor dos Estados Unidos.
Estes episódios mudaram para sempre o curso da história, no que diz respeito à privacidade e proteção de dados na rede.
Como manter os dados e as informações em segurança na web
A segurança da informação torna-se cada vez mais essencial para utilizadores e empresas, uma vez que os ciberataques e incidentes que geram vulnerabilidades estão mais comuns e perigosos.
Por isso, selecionámos 5 dicas essenciais para garantir a sua privacidade e proteção de dados. Conheça-as!
-
Nunca divulgue informações pessoais na web
Tenha muita atenção ao armazenamento e à divulgação de dados sensíveis. Não guarde informações pessoais em computadores e aparelhos não seguros ou públicos, e tenha cuidado ao repassar esses dados em ligações telefónicas, mensagens ou e-mails a terceiros.
-
Não abra links suspeitos
Nunca aceda a links desconhecidos, pois podem levá-lo a sites falsos ou infetar o seu dispositivo com apenas um clique, dando aos criminosos acesso a todas as informações armazenadas.
Os links falsos são facilmente criados e podem ser enviados através de diversas plataformas e aplicações. Por isso, se não conhece ou se desconfia de um link, não clique!
-
Priorize as senhas fortes
As senhas são uma excelente forma de proteger as suas informações, mas para isso é preciso criar senhas fortes. Evite usar datas de aniversário, nomes e outras informações que podem ser, facilmente, descobertas pelos cibercriminosos.
Crie senhas aleatórias, utilizando letras, números e caracteres especiais, e não se esqueça de trocá-la a cada 90 dias.
-
Atenção a e-mails, mensagens e downloads na rede
Tenha muito cuidado ao responder a e-mails e mensagens, principalmente se forem desconhecidas. Em caso de suspeita, ignore-as.
Descarregar arquivos da internet é algo comum no nosso quotidiano, no entanto também é preciso cuidado com as fontes desses arquivos e os sites onde estão localizados.
O download de um arquivo mal-intencionado pode dar acesso total aos criminosos, correndo o risco de lhe apagarem informações e lhe causarem diversos prejuízos.
-
Mantenha sistemas e aplicativos atualizados
É de extrema importância manter os seus sistemas sempre atualizados, de preferência de forma automática. O mesmo é válido para os aplicativos.
Mantenha-os sempre atualizados nos seus dispositivos, não importa se utiliza a aplicação diariamente ou poucas vezes. A falta de atualização pode abrir brechas e facilitar os ataques virtuais.
Por isso, se aplicar estas dicas básicas diariamente na web, conseguirá seguramente manter a privacidade e a proteção de dados. O importante é estar sempre atento para evitar colocar-se em situações de risco.