Privacidade e Proteção de Dados: Porque se tornou tão fundamental

A privacidade e a proteção de dados na internet tornou-se um requisito básico para qualquer utilizador, sendo algo indispensável para a segurança de todas as informações contidas na rede.

Na era da internet, esta é uma prática muito importante, pois um estudo realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) revelou que, acedem à internet em todo o mundo, cerca de 4,1 bilhões de pessoas.

Portanto, proteger os dados desses utilizadores é algo vital. Afinal de contas, os prejuízos gerados pela fuga ou roubo de informações são enormes.

Privacidade e proteção de dados na internet: O principal ponto de mudança

Os ataques de 11 de setembro marcaram e mudaram, para sempre, o rumo da sociedade.

Não apenas em relação a medidas de segurança no que toca aos voos, como à internet e aos dados gerados e transmitidos através da mesma.

A vigilância dentro da web foi fortalecida de tal forma que muitos países acabaram por aproveitar este cenário para manter o controlo sobre comunicações internas e externas.

Já nos Estados Unidos, principal alvo, quando houve a descoberta de que a rede mundial de computadores era utilizada como canal de comunicação pelos terroristas, houve uma ação massiva para aumentar a segurança.

Não demorou muito para que o FBI intercetasse nos provedores e-mails identificados como sendo dos terroristas.

A partir desse episódio, a polícia americana foi autorizada a instalar sistemas de gravação e armazenamento de dados transmitidos em qualquer provedor dos Estados Unidos.

Estes episódios mudaram para sempre o curso da história, no que diz respeito à privacidade e proteção de dados na rede.

Como manter os dados e as informações em segurança na web

A segurança da informação torna-se cada vez mais essencial para utilizadores e empresas, uma vez que os ciberataques e incidentes que geram vulnerabilidades estão mais comuns e perigosos.

Por isso, selecionámos 5 dicas essenciais para garantir a sua privacidade e proteção de dados. Conheça-as!

 

  1. Nunca divulgue informações pessoais na web

Tenha muita atenção ao armazenamento e à divulgação de dados sensíveis. Não guarde informações pessoais em computadores e aparelhos não seguros ou públicos, e tenha cuidado ao repassar esses dados em ligações telefónicas, mensagens ou e-mails a terceiros.

 

  1. Não abra links suspeitos

Nunca aceda a links desconhecidos, pois podem levá-lo a sites falsos ou infetar o seu dispositivo com apenas um clique, dando aos criminosos acesso a todas as informações armazenadas.

Os links falsos são facilmente criados e podem ser enviados através de diversas plataformas e aplicações. Por isso, se não conhece ou se desconfia de um link, não clique!

 

  1. Priorize as senhas fortes

As senhas são uma excelente forma de proteger as suas informações, mas para isso é preciso criar senhas fortes. Evite usar datas de aniversário, nomes e outras informações que podem ser, facilmente, descobertas pelos cibercriminosos.

Crie senhas aleatórias, utilizando letras, números e caracteres especiais, e não se esqueça de trocá-la a cada 90 dias.

 

  1. Atenção a e-mails, mensagens e downloads na rede

Tenha muito cuidado ao responder a e-mails e mensagens, principalmente se forem desconhecidas. Em caso de suspeita, ignore-as.

Descarregar arquivos da internet é algo comum no nosso quotidiano, no entanto também é preciso cuidado com as fontes desses arquivos e os sites onde estão localizados.

O download de um arquivo mal-intencionado pode dar acesso total aos criminosos, correndo o risco de lhe apagarem informações e lhe causarem diversos prejuízos.

 

  1. Mantenha sistemas e aplicativos atualizados

É de extrema importância manter os seus sistemas sempre atualizados, de preferência de forma automática. O mesmo é válido para os aplicativos.

Mantenha-os sempre atualizados nos seus dispositivos, não importa se utiliza a aplicação diariamente ou poucas vezes. A falta de atualização pode abrir brechas e facilitar os ataques virtuais.

Por isso, se aplicar estas dicas básicas diariamente na web, conseguirá seguramente manter a privacidade e a proteção de dados. O importante é estar sempre atento para evitar colocar-se em situações de risco.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.