O armazenamento em nuvem não é uma tecnologia considerada nova. E nos últimos tempos tem tido cada vez mais popularidade.
É um serviço que tem conquistado cada vez mais utilizadores da internet, principalmente por não exigir um nível de conhecimento avançado em informática.
Manter a integridade de dados e garantir que estão seguros é fundamental, seja num contexto de gestão empresarial seja para utilizadores particulares.
E é por atender às necessidades de todos os públicos que este tipo de armazenamento tem ganho espaço.
Este método democrático pode trazer soluções versáteis para diversos problemas. Além disso é considerado um modelo sustentável de armazenamento de dados de segurança.
Acompanhe o artigo e conheça mais 5 motivos que o farão perceber as vantagens deste armazenamento.
O que é o armazenamento em nuvem?
O armazenamento em nuvem refere-se ao armazenamento digital de dados em servidores remotos, geralmente fornecidos por provedores de serviços de nuvem.
Em vez de armazenar arquivos, documentos ou outros dados localmente num dispositivo físico, como um computador pessoal ou um servidor local, esses dados são transferidos para servidores remotos na internet.
Dessa forma, existem vários benefícios associados ao armazenamento na nuvem. Entre eles estão:
- A acessibilidade dos dados a partir de qualquer dispositivo com uma conexão à internet;
- A capacidade de partilhar facilmente arquivos com outras pessoas;
- A segurança dos dados (desde que sejam tomadas medidas adequadas);
- A capacidade de expandir o espaço de armazenamento conforme necessário, muitas vezes de forma escalonável e flexível.
Assim, os serviços de armazenamento na nuvem geralmente funcionam através de aplicações ou interfaces da web.
Com isso, permitem que os utilizadores façam upload, acedam e façam a gestão dos seus dados de qualquer lugar com acesso à internet.
Além disso, a maioria dos serviços de nuvem oferece funcionalidades de sincronização automática.
Dessa forma, é possível garantir que os arquivos estão sempre atualizados em todos os dispositivos associados à conta do utilizador.
Exemplos populares de serviços de armazenamento na nuvem incluem Google Drive, Dropbox, Microsoft OneDrive e Amazon S3.
Estes serviços são amplamente utilizados por indivíduos, empresas e organizações para armazenarem dados, fazerem backup de arquivos importantes e colaborarem de forma eficaz em projetos.
Se o seu negócio ainda não dispõe deste serviço, entre em contacto connosco para encontrarmos a solução perfeita para si!
Armazenamento em nuvem: Conheça 5 vantagens
O conceito de computação em nuvem é uma expressão que tem sido muito utilizada no mundo dos negócios. Mas ainda cria muitas dúvidas entre os utilizadores.
Para que conheça os motivos pelos quais deve aderir ao sistema de armazenamento em nuvem, elaborámos uma lista com as principais vantagens.
1 – Tecnologia que oferece mais segurança
Entre todos os métodos de armazenamento de dados, como pen drives, CDs e HDs externos, o sistema em nuvem é o que, certamente, oferece mais segurança.
Isto porque os dispositivos de armazenamento físico podem sofrer um acidente, falha elétrica ou, até mesmo, roubo. Todas estas situações comprometem os documentos importantes de forma irreversível.
Por isso, cada vez mais utilizadores estão a migrar os seus arquivos para a cloud, onde os arquivos permanecem em servidores online e não correm riscos de se perder.
Além disso, a segurança é garantida por um alto nível de criptografia das plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Assim sendo, protegem os dados contra invasões de hackers e utilizadores mal-intencionados.
2 – Partilha de arquivos
Ao pensar num contexto empresarial, a divisão do trabalho é geralmente feita em departamentos (financeiro, marketing, desenvolvimento…).
A comunicação entre estes setores é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Isto leva à necessidade de partilha de informações e dados que são comuns a dois ou mais departamentos.
O armazenamento em nuvem permite que qualquer pessoa possa aceder ao arquivo através da partilha. Isto acontece independentemente de estar no mesmo local ou a quilómetros de distância física do aparelho em que os dados estão armazenados.
3 – Menor necessidade de espaço no aparelho
Para qualquer pessoa ou empresa que trabalhe com computadores no dia a dia, ter em consideração o espaço que precisa para armazenar arquivos faz parte do pensamento estratégico.
Além disso, se forem acumulados muitos documentos pesados, o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de novos arquivos.
Isto não acontece com um serviço de armazenamento na nuvem, já que boa parte desta acumulação é reduzida. A nuvem passa a atuar como um disco rígido remoto, libertando a memória das máquinas físicas.
4 – Redução de custos
Ao usar a infraestrutura em nuvem, não é preciso investir muito a comprar ou a manter os equipamentos. E isso vai, consequentemente, reduzir os custos.
Não é necessário investir em hardware ou em instalações, nem em grandes equipas de IT, para lidar com as operações do data center em nuvem.
5 – Backups automáticos
Esta é mais uma das vantagens do armazenamento na nuvem. A empresa ou o utilizador não precisa de se preocupar com o backup dos dados que serão armazenados, uma vez que o próprio serviço se encarrega desta tarefa.
Ao optar pelo armazenamento na nuvem, vai encontrar ótimos provedores no mercado, gratuitos ou com preços acessíveis.
Tenha à sua disposição toda a infraestrutura que este sistema de armazenamento em nuvem pode oferecer, e assegure-se de que os dados estarão protegidos.