Conheça os riscos que corre ao não ter um antivírus

A proteção de dados na internet é um dos assuntos mais discutidos entre profissionais de TI e utilizadores. Neste sentido, o uso do antivírus tem um papel fundamental na proteção de informações, seja para empresas ou para o utilizador comum.

Contudo, ainda que de suma importância, não são todas as pessoas que estão atentas a este fator e nem sabem como manter tais informações seguras. Se ainda não tem esta proteção instalada na sua máquina, o artigo de hoje é para si.

Acompanhe e conheça os riscos que corre ao não investir nesta ferramenta.

Antivírus: Conheça os principais riscos a que está sujeito ao não apostar nesta proteção

Os crimes virtuais não param de crescer. Contudo, mesmo com a divulgação das suas consequências muitos ainda não se aperceberam de tal perigo.

Para que entenda o quão prejudicial é abrir mão de um antivírus conheça os principais riscos aos quais estará sujeito sem esta proteção.

1 – Roubo de identidade e uso indevido de dados

Conforme dito, os crimes virtuais são uma das atividades ilegais que mais tem crescido no mundo.

Como utilizamos computadores e dispositivos para ler e-mails, partilhar documentos, verificar contas bancárias e navegar na internet, o risco de invasão é grande.

A falta de um antivírus eficiente pode permitir que softwares mal-intencionados estrategicamente armazenados em muitos sites, se instalem no sistema. Permitindo assim a exploração de brechas de segurança.

Alguns tipos de malware são capazes de capturar e armazenar informações digitadas no teclado. Podem até fornecer dados úteis para os hackers roubarem as suas contas e senhas.

2 – Perda de dados

Já imaginou perder todos os documentos e arquivos que possui no seu dispositivo? Pois saiba que sem esta proteção, essa possibilidade é ainda maior.

Os vírus mais perigosos podem até esvaziar os discos de armazenamento de computadores e servidores. Ou até mesmo tornar todo o conteúdo inacessível através da criptografia.

3 – Prejudica o desempenho da máquina

Um computador que tenha sido infetado por um vírus ou malware pode ter o desempenho seriamente afetado.

Isso porque o vírus pode ocupar todo o espaço disponível no disco. Além de bloquear a execução de programas importantes ou até mesmo negar a conexão à Internet.

Dessa maneira, a execução de tarefas simples que levariam alguns minutos podem demorar horas, inviabilizando o uso do equipamento.

Com uma boa proteção pode negar a execução indesejada de tais pragas virtuais e bloquear as tentativas de instalar programas suspeitos e vírus.

4 – Vulnerabilidade durante a navegação

Sabia que uma das maneiras mais comuns de apanhar um vírus é através do acesso a sites suspeitos?

Mesmo com todos os cuidados necessários, muitas vezes somos enganados e levados a sites que consistem em armadilhas na internet.

Isso pode ser evitado ao ter um bom antivírus instalado na sua máquina. Já que o programa é capaz de emitir um alerta a respeito do perigo iminente e evitar a invasão de cibercriminosos.

Percebe por que deve investir numa boa proteção? No meio de tantas ameaças cibernéticas, esta ferramenta é essencial para manter a sua máquina segura bem como a sua privacidade.

Evite prejuízos e dores de cabeça. Esteja atento para encontrar um modelo que de facto atenda a todas as suas necessidades e funcione corretamente na sua máquina, tendo em conta o sistema operacional.

Além disso, considere todos os recursos que são oferecidos e o suporte prestado em momentos de urgência. Previna-se contra os riscos ao escolher o melhor antivírus!

 

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.