A importância de ter um bom anti malware instalado

As ferramentas anti malware são uma componente essencial de qualquer programa de segurança para empresas ou utilizadores individuais.

Este tipo de solução visa identificar ações e arquivos maliciosos, bloqueando-os antes que haja quaisquer danos na máquina.

Com diferentes formas de implementação, esses sistemas tendem a incorporar as mesmas técnicas de identificação de ameaças.

Nesse sentido, é importante conhecer essas técnicas. Uma vez que poderá perceber melhor quais são os softwares anti malware mais adequados para garantir a proteção do seu dispositivo.

Neste artigo iremos explorar essas técnicas de forma a esclarecer a importância destes componentes no seu dia a dia.

Anti malware: Qual o seu papel na proteção dos dispositivos?

Primeiramente, é importante saber que o termo malware é inglês e a tradução significa “software malicioso”. Ou seja, um malware refere-se a qualquer software capaz de infetar um sistema sem o conhecimento do utilizador.

É importante frisar que esse software intencionalmente causa danos, alterações e, pode mesmo, roubar informações que estejam no dispositivo. A par disso pode também bloquear o acesso do utilizador ao sistema.

Sendo um termo usado para referir-se a uma variedade de modelos de software hostil, o malware pode manifestar-se de maneiras diferentes. Como por exemplo por código executável, scripts de conteúdo ativo, ou outros softwares.

Veja como funcionam as soluções anti malware

As soluções anti malware identificam ameaças de diferentes maneiras, dependendo das características de cada ferramenta e do local de aplicação.

Basicamente, esses softwares analisam um determinado arquivo, código, plugin ou amostra, investigando se há perigos. Em seguida, reportam os resultados e paralisam a execução dos programas.

De seguida, há o processamento de uma amostra do arquivo. Com isto, o objetivo é determinar se é criptografado, desvendando o formato e outras características.

A partir dessas informações, o software determina como analisar o mesmo. Quando a amostra está pronta para análise, a ferramenta utiliza diversos filtros de deteção, verificando se há ou não ameaça.

Dependendo da ferramenta anti malware, o arquivo pode ser aberto e monitorizado num ambiente restrito.

Os tipos de deteção podem basear-se em:

1 – Assinatura

Essa tecnologia utiliza aspetos-chave do arquivo examinado para criar uma impressão digital de malwares já conhecidos.

Dessa forma, a assinatura pode representar uma série de bytes no arquivo, assim como uma hash criptográfica do arquivo ou das suas secções.

2 – Heurística

Visa uma deteção generalizada de malwares, analisando estatisticamente os arquivos para procurar características suspeitas.

Por exemplo, uma ferramenta anti malware pode procurar por instruções incomuns ou códigos maliciosos no arquivo analisado.

3 – Comportamental

Analisa o processo de execução de um programa, e não simula apenas a forma de execução. Esse método tenta identificar malwares ao investigar possíveis comportamentos suspeitos.

4 – Em nuvem

Identifica malwares ao recolher dados de computadores protegidos. A análise é realizada na própria infraestrutura do provedor – não se trata, assim, de uma análise local.

5 – Malwares invisíveis (sem arquivo)

Esse método de deteção é um dos avanços mais importantes e recentes nas tecnologias anti malware. Aqui, os malwares são detetados com base num script ou comando.

Para quem pretende garantir a segurança contra ataques cibernéticos, a utilização de softwares anti malware e a obtenção de melhores hábitos de consumo online são os pontos de partida.

Inclusivamente, programas de defesa deste género podem ser obtidos em versões gratuitas, dependendo da necessidade. Lembre-se que uma infeção na máquina pode levar a transtornos e ocorrências irreparáveis.

A prevenção é sempre o melhor caminho, e agora que já sabe como funcionam os sistemas anti malware avalie qual o que melhor se adequa ao seu perfil. E assim garanta sempre uma navegação mais segura e com menos riscos. Qualquer dúvida que tenha, não hesite em falar connosco.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.